Dicas e ideias para motivar a sua equipe de troca de óleo

A equipe de troca de óleo é uma das partes mais importantes do seu negócio. Entenda como motivar e incentivar seus colaboradores a serem os melhores profissionais possíveis.

A gestão de pessoas em lojas de serviços automotivos nem sempre é tarefa fácil. Muitos empresários enfrentam dificuldades para manter a equipe motivada e interessada no dia a dia do trabalho.

A motivação é crucial para que o rendimento seja alto. No entanto, alguns fatores podem atrapalhar essa disposição e interferir na produção. A repetição, o estresse para chegar ao trabalho, o acordar cedo todos os dias e os problemas pessoais podem causar desânimo. Isso acontece com você e também com seu time.

Existem muitas ações que o empreendedor pode fazer para garantir que a equipe continue empenhada. Neste post, você encontra 5 dicas que são realmente eficazes para manter a equipe da troca de óleo motivada.

Envolva a equipe na administração

A grande maioria dos colaboradores adoraria participar mais das decisões administrativas da empresa. Ser ativo no trabalho aumenta a sensação de autonomia, confiança e prestígio nos profissionais. Além disso, sentir que o chefe valoriza a sua expertise e sua opinião é ótimo para a realização profissional.

Claro, nem sempre é possível ouvir a opinião de todos. Há assuntos mais específicos que cabem somente a você, como o caso da gestão financeira da troca de óleo.

Contudo, você pode envolver a equipe na administração do estoque e no oferecimento de serviços. Para saber quando consultá-la, lembre-se da formação, preparação e experiência de cada um. Eles sabem tanto ou mais do que você quais produtos os clientes mais procuram e os serviços mais requisitados, por exemplo.

Ouvir a opinião da equipe de troca de óleo é uma ferramenta incrível para implementar melhorias. Eles contam com informação privilegiada sobre os hábitos dos clientes e a aceitação de serviços, preços e produtos. Esses dados podem trazer melhorias para seu negócio sem que você tenha que gastar um centavo a mais.

Mantenha contato frequente

Muitos líderes falam com a equipe apenas quando algo está errado. Isso é um dos erros mais comuns e mais perigosos para a motivação dos colaboradores. Construir um bom relacionamento é fundamental.

É indispensável manter os colaboradores por perto. Dialogar com eles constantemente é uma das melhores maneiras de fazer isso. E as conversas não precisam ser apenas elogios ou críticas em relação ao trabalho.

Assim como em qualquer relação social, conversas regulares são fundamentais para manter a comunicação em dia. O ideal é sempre dialogar para garantir o alinhamento de ideias e propiciar debates relevantes.

Solicite ideias

Muitos funcionários não estão acostumados com um tipo de liderança que oferece abertura para opiniões. Por isso, não hesite em pedir ideias e sugestões para a equipe de troca de óleo. Essa é uma das melhores maneiras de fazê-los participar ativamente da administração do negócio.

Você pode colher essas ideias em reuniões mensais ou mesmo em bate-papos informais durante o trabalho. Acrescentar novas perspectivas à forma que você faz a gestão da oficina é sempre positivo.

Além disso, se uma ideia boa sair em meio a outras cem não aproveitáveis, você já estará no lucro. Essa única sugestão pode ser o suficiente para otimizar o rendimento do seu negócio.

Dê atenção individual

Os feedbacks coletivos são importantes e ajudam a motivar a equipe de troca de óleo. No entanto, também é preciso falar com os colaboradores particularmente.

Elogiar em público é interessante desde que você o faça com todos. Agora, se o elogio for para apenas um dos funcionários, o ideal é fazer em particular. Essa é uma boa forma de elevar a motivação desse funcionário sem fazer com que os outros se sintam mal. Outro problema que essa prática evita é o aparecimento de conflitos entre a equipe.

Do mesmo modo, tente ouvi-los regularmente, em conversas fechadas. Chame um por um e pergunte sobre as expectativas em relação ao trabalho, dificuldades, benefícios e sugestões.

Funciona como se fosse uma avaliação mensal do colaborador. Além de ajudar na motivação da equipe de troca de óleo, isso pode trazer informações interessantes. Essas reuniões são muito proveitosas para aparar arestas e corrigir rumos.

Crie metas

Outra ação comprovadamente eficaz para motivar a equipe é propor desafios a eles. Mas atenção: é importante que esses desafios sejam realizáveis. Se metas muito irreais forem estabelecidas, o efeito será o contrário. Seus funcionários sentirão que todo o trabalho duro nunca será suficiente e perderão a motivação.

Para não errar na medida, crie metas com base nas estatísticas anteriores do negócio.

 

Se você quer mais dicas sobre como melhorar a gestão da sua oficina ainda mais, dê uma olhada nesses outros artigos do blog:

Dicas e ideias para motivar a sua equipe de troca de óleo

Texaco: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

2 comments

  1. José Luiz Monteiro da Costa says:

    Estou fazendo uma planejamento para abertura de uma troca de oleo e estou confuso na compra de produtos para começar.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.